Confira As Belezas da Praia do Santinho

A 38 km do Centro, é uma praia com larga faixa de areia e com 1,9 km de extensão.

Grandes destaques são as curiosas inscrições rupestres nos dois costões rochosos da praia, as várias opções de trilhas e as belas paisagens avistadas dos seus costões, principalmente o do canto direito da praia. O nome original era Praia das Aranhas. Tornou-se uma praia muito badalada com a construção de um renomado resort.

Serviços

Toda a estrutura local está concentrada próximo da via de acesso à praia, que inclui um grande estacionamento gratuito, hotéis, pousadas. restaurantes e bares.

Passeios

Costão sul da praia abriga um tesouro arqueológico a céu aberto. Um conjunto com quatro inscrições rupestres está aberto a visitação sobre uma estrutura em madeiras.

Em cima das inscrições uma “vela” com cordas reduz os efeitos da chuva sobre os desenhos. Adiante, na mesma trilha calçada, um painel expõe o contexto histórico dessas inscrições e estátuas simbolizam os primeiros habitantes da Ilhas.

Outras dicas é a Trilha do Topo do Morro das Aranhas. No costão norte também há mais inscrições rupestres, porém, o acesso é difícil.

Histórias

Tem várias versões para o nome popular da praia. A mais aceita refere-se a uma inscrição rupestre com forma humana. Era chamada de Santinho e adorada pela população local, todavia, essa adoração não era considerada compatível com a fé católica. Por isso, a pedra com a figura teria sido retirada por um padre e desapareceu. A lenda conta que após esse ato a pesca na região sofreu grande redução. De qualquer forma, o nome permanece hoje.

Canto norte

O norte da praia também tem acesso para carros, sendo mais usado pelos surfistas. Inicia-se na Rua do Tico Tico, mas a maior parte é de areia fofa, com risco de atolar o veículo. Várias trilhas pelas dunas levam ao canto sul da Praia dos Inglese.