Faça uma viagem compatível com seu perfil

Para você escolher o cruzeiros sem cair em furada a regra básica é: informação, informação, informação!

Use e abuse da Internet para buscas e faça muitas perguntas ao seu agente de viagens sobre os cruzeiros disponíveis — quanto custam, como são, o que incluem, qual o diferencial de cada um deles (é preciso olho vivo: com a febre dos cruzeiros no Brasil, há também produtos de baixa qualidade sendo oferecidos).

Pesquisar uma viagem compatível com o seu perfil é essencial. Não adianta escolher um cruzeiro para jovens se você busca conforto e boa comida; e também não vale investir num cruzeiros de luxo se você não quer se arrumar para jantar todos os dias.

Há muitos cruzeiros para que cada passageiro encontre sua viagem ideal: tradicionais, de exploração, travessias, ali-inclusive, super all-inclusive, temáticos e até de volta ao mundo. E, ainda que no Brasil muitos passageiros estejam interessados única e exclusivamente no tempo que será desfrutado a bordo do navio, vale prestar muita atenção no roteiro — para mim, as escalas são parte fundamental da viagem.

Cruzeiros mais tradicionais, de companhias com solidez nesse mercado, costumam oferecer ótima relação custo-benefício e roteiros interessantes — não há luxos, mas cabines confortáveis, boa gastronomia e entretenimento de qualidade. Nos cruzeiros mais tradicionais, há espaço para casais em dima de romance, famílias com crianças ou com adolescentes, grupos de amigos, viajantes solitários e grupos de terceira idade.

Todos encontram seu espaço, já que os navios desse estilos – oferecem ao menos um restaurantes mais formal e um do tipo bufê, diversos bares diferentes para contentar todos os gostos, mais de uma piscina — e separação para a piscina infantil — e programação de lazer que contempla todos esses grupos.

Mesmo nos cruzeiros tradicionais vale observar bem a época da viagem: roteiros com saídas no Natal, Réveillon e Carnaval costumam ter viajantes com perfil bem diferente das demais saídas — e preços mais altos também, sobretudo no Brasil.